quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Resenha: A Sombra do Vento


A Sombra Do Vento

Conta a história de Daniel, quando o pai resolve levá-lo ao Cemitérios dos Livros Esquecidos. Lá, Daniel se apaixona pelo livro de Julian Carax, que misteriosamente é queimado de todos os lugares e aquela é possivelmente a única obra inteira. Daniel começa a se aproximar de pessoas influentes, e a todo custo tenta descobrir os mistérios. Ele não vende o livro há ninguém, é como se fosse sua vida, até que chega um desconhecido chamado Lain Coubert (um dos personagens do livro de Carax) que a todo tenta lhe tirar o livro, não conseguindo, e assim, a vida de Daniel começa a se desenrolar.

Eu acho que me empolguei no resumo, kkk. Mas esse foi o melhor livro do genero misterio que já li na minha vida. E eu não vejo a hora de começar a relê-lo, admito que demorei para terminar, mas me arrependi de não ter terminado antes, porque o livro é simplesmente único. A cada frase nos capitulos de Nuria Monfort, é uma lição de vida, algo que te faz refletir e concordar em muitos pontos. O livro conta a dor, o sofrimento, desilusão, mostra tudo de ruim, os personagens sofrem, devo admitir, mas os que sofrem, lutam por um final feliz aos outros.

Recomendo esse livro para pessoas que... Que leiam mais do Crepusculo e livros de vampiro.

Sinopse:
'A sombra do vento' é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário